Brassagem Hacker
O que é
Um clube para quem curte cerveja artesanal e tem vontade de aprender a fazer.
Como surgiu
Na lista de discussão de emails, o Luciano Ramalho propôs que fizessemo um projeto na linha "biohacking" e sugeriu que fizessemos cerveja no Garoa.
O primeiro encontro em que vamos discutir sobre a viabilidade, e insumos em geral, para que a Cerveja do Garoa aconteça, será dia 01/04/2014, às 20h, na sede do Garoa. Na sala de reuniões.
Próximo encontro
Puxa a cadeira, senta, conversa, bebe, come pizza, e discute. :)
Por enquanto marcamos apenas um encontro. Posteriormente, vamos fazer a ata desse encontro por aqui.
ATA DO ENCONTRO
Otto - Nunca fez, quer fazer. Estudante de química da USP. Interesse: construir equiopamentos de biohacking que possam ajudar a (espectofotometro, medidor de pH)
Nessoila - Nunca fez, quer fazer.
Interesse: aprender a fazer a própria cerveja. Conhece uma grande quantidade dos manjadores de fabricação de cerveja por São Paulo a fora.
Michael - Nunca fez, quer fazer. Vai fazer pão de malte também. + faz fermento de pão e muitos experimentos culinários.
Leandro - Nunca fez, quer fazer. Veio para o Arduino, mas ficou para a cerveja.
Ana - Cervejeira, escritora. Já faz cerveja, virando sommelier de cerveja. Pode ajudar a gente a fazer.
Andre T. - Capixaba, que é mineiro, e não carioca. Nunca fez cerveja, mas tem equipamento. Quer beber.
Leandro - Programador e empreendedor. Quer aprender a fazer cerveja. Já visitou a fábrica da BadenBaden (em Campos do Jordão).
Milton Akira - Programador. Nunca fez cerveja, quer fazer. Já foi na fábrica da Baden Baden.
José (famigerado Zé) - Nunca fez, quer fazer. Manja dos paranauês de produção... mas de plástico.
Jason - Trabalha com suporte técnico, é de Mauá. Nunca fez cerveja, quer fazer. Quer fazer cerveja de trigo (quer mesmo, o cara veio de Mauá)!
Marcos - Desenvolvedor WEB. Tem experiência em tomar cerveja, nunca fez. Quer muito aprender a fazer cerveja.
A Ideia Geral Como Fazer uma Cervejinha Artesanal
Fazendo uma APA Pale Ale
(Explicado por Andre T.) 1. Em uma panela grande, aquecer água a 68º e manter a temperatura estável. 2. Colocar o Malte na panela. 3. Deixar algum tempo esquentando (esse tempo é crucial, mas o Andre não lembra o tempo) . 4. Filtragem pela bazuca (Bazuca!?) para tirara impurezas. 5. Aumentar a temperatura para ferver. 6. Adicionar Lúpulos para acrescentar sabor, odor e amargor. Isso fica a gosto do cervejeiro e o quanto colocar de diferentes lúpulos é relativamente arbitrário. 7. Esperar um tempo (Andre não especificou o tempo). 8. Resfriar rapidamente para 20ºC. 9. Adicionar fermento (levedura). 10. Deixar fermentar, maturar e fazer primming (retirar gás carbônico). 11. Esperar fermentar por uns 30 dias. 12. Beber com os colegas e ser feliz.
Fazendo uma Cerveja a lá SubNet
(Explicado pelo SubNet)
1. Moer Cevada e Grãos. 2. Fazer o "Xarope": Colocar tudo em uma panela de 20 litros a 72ºC por uma hora. 3. Filtrar e recolher o Filtrado (a parte líquida). 4. Diminuir a temperatura para 60ºC e adicionar o lúpulo, esperando cerca de 60 minutos. 5. Dar um choque térmico com gelo e adicionar o levedo. 6. Colocar em um balde com Air Lock e deixar por uma semana a temperatura ambiente (20-25ºC). Para saber o fim dessa etapa, basta conferir se a coisa toda não está produzindo mais gás (usar uma bexiga para medir isso). 7. Colocar 20g de Açúcar por litro de cerveja sendo produzida. 8. Engarrafar e aproveitar!
NEXT STEPS
1 - Chamar alguém que já