Imprensa

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

RTFM

Nós temos o maior prazer em receber qualquer pessoa que deseje participar de nossas atividades e conhecer o nosso espaço, incluindo jornalistas.

Então, se você deseja fazer uma reportagem sobre o Garoa, venha e participe de uma atividade, filme, tire fotos, converse etc., mas nunca peça para alguém fingir que está fazendo algo e nunca, nunca mesmo, tente alterar o curso de uma atividade para a foto ficar mais bonita. Às vezes estaremos em nossos computadores, às vezes estaremos brincando de eletrônica, quase sempre as duas coisas juntas, e você poderá conseguir a sua foto clichê bem bonita. Mas tem dias que estaremos cozinhando, fazendo marcenaria, conversando, comendo pizza ou apenas tomando uma cerveja, e nesse caso você vai ter uma foto bem mais interessante.

Nós somos hackers e gostamos de hackear e não de posar para fotos sem sentido. Se quiser se divertir com a gente, seja bem vindo, senão sugerimos que vá para outro lugar.

Mais umas dicas importantes
  • O Garoa, como um todo, deve ser comunicado sobre a visita. O canal oficial para que jornalistas e repórteres nos contatem é o Chanceler Supremo (veja abaixo). Isso permitirá encontrarmos uma ou mais pessoas que possam falar com maior propriedade sobre o assunto da pauta no dia da visita.
  • O melhor dia para vir ao Garoa, falar com um monte de gente e tirar uma foto bonita com o espaço lotado é quando ocorrem atividades regulares, de acordo com a nossa agenda de eventos publicada no site. É claro que o Garoa pode ser visitado em qualquer outro dia ou horário, desde que haja disponibilidade de algum sócio estar no local.
  • Pedimos que eventuais gravações não atrapalhem as atividades corriqueiras do clube.
  • Se você vier ao espaço, ao falar com alguém, identifique-se sempre como imprensa (se estiver em serviço, claro!). Uma vez um repórter participou de uma atividade e citou uma pessoa de modo que ficasse parecendo uma entrevista, enquanto, na verdade, eram apenas frases proferidas durante uma palestra. O melhor a fazer é apresentar-se (ou pedir que alguém o apresente) ao grupo. Certamente haverá muitos hackers interessados em falar sobre seus feitos - outros nem tanto.
  • Por favor, só faça fotos com consentimento explícito de quem está sendo fotografado. Isso inclui aquele cara encolhidinho no fundo que ficará fora de foco!
  • Provavelmente, muitas de suas perguntas já foram respondidas em nosso FAQ. Ajude a maximizar nosso tempo de hacking fazendo apenas perguntas que ainda não foram respondidas ;)

Contato

O Chanceler Supremo do Garoa Hacker Clube serve de porta-voz preferencial perante a imprensa e a comunidade externa. Desde 2016 este posto é ocupado por Anchises Moraes.

Envie um e-mail para cs arroba garoa.net.br informando sua data limite e tópicos de interesse, como projetos específicos, pessoas, tecnologias ou questões que você pretende abordar em sua matéria para que encontremos as pessoas certas para a entrevista, ou ainda o dia em que pretende visitar o espaço.

O que é

Garoa Hacker Clube é um hackerspace - um espaço aberto e colaborativo que disponibiliza a infraestrutura necessária para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como segurança, hardware, eletrônica, robótica, espaçomodelismo, software, biologia, música, artes plásticas ou o que mais a criatividade permitir.

Em outras palavras, o Garoa é um laboratório comunitário que segue a Ética Hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. Em um hackerspace, hackers colaboram, socializam e compartilham espaço físico, ferramentas, materiais, componentes, projetos e ideias.

Criado em meados de 2010, o Garoa Hacker Clube concretizou-se após um longo período de amadurecimento de ideias através da Internet, e no momento está instalado em um espaço físico amplo e equipado, que pode ser usufruido por todos, gratuitamente. O espaço ainda recebe uma série de eventos, organizados voluntariamente pelos próprios frequentadores, também gratuitos e abertos ao público.

O Garoa Hacker Clube é uma associação sem fins lucrativos, independente de empresas ou governos, e financiada majoritariamente por mensalidades de seus associados e doações.

Apesar de não haver uma organização centralizada, há centenas de hackerspaces pelo mundo, e outros tantos hackerspaces no Brasil.

Saiba mais.

Informações Adicionais

Obs: ao utilizar imagens deste site, cite o autor (não é o Garoa Hacker Clube, é quem fez o upload) e a licença.

Garoa na imprensa, mídias e blogosfera

2018

2017

2015

  • TechMundo, 28/10/2015: "Conheça os 7 maiores eventos para hackers do mundo; quatro são do Brasil"
  • V!RUS, São Carlos, n. 10, 2014 - MATTOS, E. A. C.; SILVA, D. F.; KÓS, J. R. Hackerspaces: espaços colaborativos de criação e aprendizagem. Acesso em 20/mai/2015.
  • Hypeness: Espaço colaborativo é território livre para o desenvolvimento da cultura hacker em São Paulo
  • Vídeo do Fórum Redes e Ruas
  • Livro De Baixo Para Cima: "O momento dos laboratórios como espaços de criatividade, inovação e invenção" - Capítulo que conta de forma resumida e um pouco distorcida uma pequena parte da história da fundação do Garoa

2014

2013

2012

2011

2010

Se você souber de mais alguma citação do Garoa na imprensa, por favor adicione aqui no wiki ou envie-nos um e-mail avisando da citação!