Primeiras ideias e criação da comunidade no Ning

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

O Garoa Hacker Clube começou a surgir quando o Hugo "Agaelebe" tomou a iniciativa de cadastrar o que viria a tornar-se o Garoa HC como um "hackerspace em planejamento" no site Hackerspaces.org em 2009. Ele criou também uma comunidade no Ning chamada "HackerSPace São Paulo", que já chegou a ter mais de 140 membros cadastrados. Na época, éramos chamados simplesmente de "Hackerspace-SP" ou simplesmente "HackerSPace" (com o SP em maiúsculo).

O cadastro no site Hackerspaces.org e a comunidade no Ning foram extremamente importantes para o surgimento do Garoa pois serviram para atrair várias pessoas que tinham interesse pela iniciativa, além de pessoas que já conheciam ou entravam em contato com o conceito de hackerspace e, assim, conseguimos juntar e fazer convergir o interesse de diversas pessoas que, em muitos casos, nem se conheciam anteriormente.

O Ning era um site gratuito para criação de comunidades, e por esta razão foi escolhido para hospedar as primeiras discussões e idéias sobre a criação do Garoa de Junho de 2009 até Agosto de 2010 (aproximadamente). nesta época, o Ning passou a ser cobrado e decidimos começar a usar uma lista de discussão no Google Groups, que temos até hoje. Posteriormente também criamos o nosso site em formato de Wiki.