Como criar um hackerspace

De Garoa Hacker Clube
Revisão de 14h42min de 23 de novembro de 2011 por Pitanga (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Várias pessoas já nos procuraram perguntando como criar um hackerspace em sua cidade. Para tentar ajudá-las, nós criamos a lista abaixo baseada em nossa experiência, aonde cada passo resume cada uma das etapas pelas quais passamos ao fundar o Garoa Hacker Clube.

Acreditamos que os passos descritos brevemente abaixo e as dicas podem ajudar qualquer grupo interessado em formar um hackerspace. Fiquem a vontade para adaptar nossas dicas para a realidade da sua cidade ou de seu grupo.

  1. Forme um grupo inicial de pessoas interessadas: não precisa ser um grupo grande. Cerca de 10 pessoas já é suficiente para começar. É interesante ter um grupo heterogêneo, para atrair mais interessados mais facilmente: estudantes, profissionais no mercado, engenheiros, desenvolvedores, membros da comunidade local de software livre, profissionais de segurança, artistas digitais, etc.
  2. Crie um pequeno site e uma lista de discussão, para facilitar a interação entre os interessados e permitir que mais pessoas entrem em contato com vocês.
  3. Cadastre a iniciativa no site Hackerspaces.org, que mantém uma lista de hackerspaces em formação. Isso vai ajudar a trazer novas pessoas interessadas.
  4. Marque encontros presenciais, informais, para as pessoas começarem a se conhecer. Pode ser um happy hour, pode ser durante algum evento local, etc. Se tiver a oportunidade, realize algumas palestras sobre o projeto de criar um hackerspace em algum evento ou faculdade, para atrair mais interessados.
  5. Definam uma data: Assim que vocês acharem que tem um grupo suficientemente grande interessado em montar o hackerspace, criem um prazo e uma data-alvo para começarem. As coisas funcionam bem melhor quando temos prazos. O grupo de pessoas não precisa ser grande, mas sugerimos que tenha cerca de 10 pessoas realmente interessadas. Sugerimos um prazo de 6 meses: é o suficiente para atrair mais pessoas, juntar os recursos e não perder a motivação.
  6. Faça uma chamada para fundadores: funcionou muito bem com o Garoa. Isto nos ajudou a criar um grupo inicial comprometido com a idéia e também a formar um caixa inicial, que usamos para pagar os primeiros aluguéis e comprar os primeiros equipamentos.
  7. Escolham alguém para cuidar provisoriamente das finanças, durante o processo de fundação, e criem uma conta bancária temporária para juntar o dinheiro.
  8. Procurem algum imóvel para alugar. As vezes os interessados podem ter algum parente ou amigo que possua um imóvel que possa alugar a preços camaradas e, inicialmente, sem nenhuma burocracia.
  9. Comecem a pensar em um Estatuto. Procurem um advogado e um contador de confiança para ajudá-los. Preferencialmente, façam o estatuto após estarem estabelecidos e começarem a funcionar, assim vocês poderão adaptar o estatuto ao modelo de trabalho de vocês.
  10. Após estabelecidos, registrem o Estatuto, abram a entidade jurídica e, em seguida, a conta corrente, para começarem a movimentar dinheiro em nome do seu hackerspace.
  11. Após terem uma sede, também recomendamos criar uma agenda de atividades periódicas, para começar a desenvolver projetos e a atrair pessoas interessadas.

Nós também mantemos uma página com as principais dúvidas sobre a criação de um hackerspace.

Consulte também as páginas da categoria "Meta".